quarta-feira, 25 de julho de 2007

Igreja Matriz de Penedo, Alagoas, Brasil.

Posted by Picasa

MUSEU DE ARTE SACRA


Por Paula Andrade Coutinho




Localizado no centro histórico da cidade do Salvador e privilegiado com vista para a Baía de Todos os Santos, o museu de Arte Sacra possui um rico acervo da imaginária erudita e semi-erudita, mobiliário, prataria e ourivesaria e pinturas. É considerado um dos maiores acervos sacros do país e um destacado centro de estudos sobre este tema.
O museu encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa d’Ávila, fundado pela Ordem dos Camerlitas Descalços, em meados do século XVII, na cidade do Salvador, antiga capital da colônia portuguesa. O Convento possuiu ao longo de sua história diversas funções. Foi criado um colégio no seu interior, para atrair novas vocações, instalou-se a Academia Basílica dos Acadêmicos Renascidos, serviu de alojamento para as tropas portuguesas no período das lutas pela independência do estado da Bahia, esse acontecimento foi decisivo para a extinção da Ordem dos Carmelitas Descalços.
Foi somente em 1958 que a Universidade Federal da Bahia, transferiu para o prédio o Museu de Arte Sacra da UFBA, que só foi aberto em 1959, por causa de algumas restaurações no Convento e na Igreja.
O museu é formado, em seus pavimentos, pela igreja de Santa Teresa D’Ávila e pelo Convento que apresenta salas de exposições temporárias e permanentes abertas à visitação. Realiza também eventos, como casamentos e festas. No entanto, o difícil acesso prejudica o fluxo de visitantes, pois o edifício fica localizado em uma rua com alta periculosidade e degradação sócio-arquitetônica, tornando empecilho para algumas pessoas que desejam conhece-lo e/ou freqüentá-lo.